PASSAPORTE PARA O INFERNO

PASSAPORTE PARA O INFERNO
ÚLTIMO LANÇAMENTO
Perplexo e pensativo, caminho pelas ruas pensando no que somos...
Quanta razão está imbuída no nosso coração; realidades sem fantasia. Somos nocivos, causamos e transmitimos alegria e tristeza, o mal e o bem. Às vezes, instintivamente, causamos mal a quem queremos bem. Poderíamos ter o instinto de rato que, mesmo indefeso entregue aos instintos sádicos de um gato. Até mesmo uma cobra que vive rastejando, odiada por todos e causando destruição, e por isso destruída. A traição é o pior mal da natureza.
Amigos de verdade são raros.

01 junho 2010

O leitor e o escritor - I

O LEITOR GERALMENTE É MAIS INTELIGENTE QUE O ESCRITOR

O escritor é aquele que coloca no papel suas idéias e visão de mundo; ou simplesmente escreve sobre suas fantasias e sentimentos. Mas o bom escritor, antes de escrever, tem que ser um bom leitor...
Qualquer um pode escrever qualquer coisa – inteligente ou não – mas escolher o que ler, e ler, exige inteligência. Quem lê está somando o conhecimento de vários escritores à sua própria experiência pessoal; e, portanto, pode estar acima de todos os escritores que leu. Isso só é válido se o leitor, for um bom leitor – isto é: que tenha lido uma quantidade razoável de bons livros.
De qualquer forma o leitor está muito próximo dos escritores que lê. Um leitor inteligente vai procurar livros inteligentes; enquanto que um leitor medíocre, vai procurar livros medíocres – de autores medíocres. Isso também é válido para a música, cinema, etc.
Mas, acima de tudo, o bom leitor – ou leitor inteligente – é exigente, e é crítico. Ele não aceita a “verdade” do escritor, se ela for absurda; ele não se acha menor, ou menos inteligente, que os autores que lê; pois sabe que se teve capacidade de entender o texto, é tão inteligente quanto o texto. Entender um texto pode ser muito mais difícil, e exigir muito mais inteligência, do que escrever. O leitor inteligente sabe tirar o melhor dos livros que lê, mesmo que o autor seja medíocre – o que o coloca, muitas vezes, numa posição superior aos autores que lê.
O status de um escritor pode ser medido pelo grau de inteligência de seus leitores; assim como o grau de inteligência de uma pessoa pode ser medida pela qualidade dos livros que lê. Pense nisso na próxima vez que for entrar numa livraria...
Celso Afonso Brum Sagastume
E-Mail: celsoabs@plugnet.psi.br
Fone: (0..55) 3233-3315

Nenhum comentário:

Postar um comentário